Imprensa
08/09/2014Necessidade da Reforma Política no País é tema de debate na FecomercioSP
Evento será promovido pela FecomercioSP no dia 12 de setembro e reunirá especialistas para discutir a crise da representatividade do governo; abertura contará com lançamento de reportagem multimídia sobre a obrigatoriedade do voto

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) convida para debater os principais pontos da Reforma Política no próximo dia 12, às 8h30, na sede da Entidade, em São Paulo. Promovido pelo Conselho Superior de Direito da Federação e pela Academia Internacional de Direito e Economia, o evento "Reforma Política: a crise da representatividade política e os reflexos na governabilidade" reunirá especialistas para discutir os problemas da proposta e levantar as soluções para melhorar o sistema do País.
O objetivo é mobilizar a sociedade civil para discutir e avaliar o tema, na tentativa de eliminar a fragmentação do cenário político, melhorar a governabilidade, combater a corrupção e destacar a importância do assunto na agenda política brasileira. O seminário propõe, ainda, produzir um documento juridicamente articulado sobre a Reforma Política com o objetivo de contribuir para o debate, divulgando-o, posteriormente, às autoridades políticas e civis.
O evento terá entre seus palestrantes o jurista e presidente do Conselho Superior de Direito, Ives Gandra Martins, que fará uma comparação entre a Reforma Política ideal e a possível, além de cientistas políticos como Bolivar Lamounier; o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Torquato Jardim; o ex-ministro da Justiça e da Defesa, Nelson Jobim; e o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antônio Dias Toffoli.
"O debate é bastante pertinente em um momento em que a sociedade brasileira demonstra não se sentir representada pelos atuais governantes, como apontaram as manifestações que tomaram as ruas em junho do ano passado" diz Gandra Martins.
O encontro será dividido em quatro painéis, que irão abordar os impactos da reforma nos sistemas partidário, eleitoral, de representação, legislativo e judicial. O primeiro painel será conduzido pelo presidente da Academia Internacional de Direito e Economia, Ney Prado, que enfatiza a importância do assunto: "O exercício da democracia dentro dos possíveis contextos do sistema partidário será um dos destaques da discussão", aponta Prado.
Entre os temas estão o financiamento de campanhas, a fidelidade partidária, o mandato único e a reeleição, além de vários outros pontos polêmicos. A abertura será comandada pelo presidente do Conselho Superior de Direito da Federação, que ainda fará o lançamento de uma reportagem multimídia sobre a obrigatoriedade do voto.
Serviço
Evento: "Reforma Política: a crise da representatividade política e os reflexos na governabilidade"
Local: FecomercioSP - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo-SP
Horário: das 8h às 18h30
Saiba mais sobre o evento aqui.
* As inscrições pelo site estão encerradas, mas haverá credenciamento gratuito no local, a partir das 8h.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/necessidade-da-reforma-politica-no-pais-e-tema-de-debate-na-fecomerciosp