Negócios
02/03/2016Imposto menor sobre remessas internacionais é fundamental para o turismo
Para a FecomercioSP, diminuição da alíquota para 6% é necessária para manter a competitividade do setor

Queda do valor do imposto permite a expansão dos modelos de negócios e o avanço das vendas
(Reprodução/Free Images)
A Medida Provisória nº 713, assinada na última terça-feira (1º de março) pela Presidente Dilma Rousseff, estabelece a alíquota de 6% de imposto sobre remessas ao exterior para pagamento de viagens de turismo, negócios, serviços, treinamento ou missões oficiais. A alíquota que estava em vigor desde o dia 1º de janeiro era de 25%. A MP propõe a extensão do benefício até 31 de dezembro de 2019 e precisa ser transformada em lei pelo Congresso Nacional.
Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (CEVEC), a redução é fundamental para a sustentabilidade econômica do setor de viagens e eventos. A decisão demonstra a sensibilização e o reconhecimento por parte do governo perante o segmento, que é um dos principais responsáveis pelo crescimento do PIB.
Segundo o CEVEC, a diminuição do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é necessária para manter a competitividade do setor e permitir a expansão dos modelos de negócios e o crescimento das vendas.
O imposto (que chegava a 33% com todos os encargos previstos) atingia diretamente operadoras e agências de viagens, gerando impactos socioeconômicos consideráveis e colocando em risco todo um segmento importante dessa cadeia produtiva.
A redução da alíquota já era esperada pelo setor, que adotou algumas estratégias para contornar o custo extra enquanto aguardava a mudança. Clique aqui para saber mais.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/imposto-menor-sobre-remessas-internacionais-e-fundamental-para-o-turismo
Notícias relacionadas
-
Negócios
Projeto sobre empregabilidade no Turismo é protocolado
Texto com base em estudo da FecomercioSP sugere incentivos especiais para contratação no setor e garante a manutenção do benefício do Bolsa Família
-
Negócios
Retomada da exigência de vistos do governo preocupa
EconomiaEmbora relativamente baixo, aumento do IPCA não reflete boas notícias