Editorial
08/04/2016Plataforma UM BRASIL lança novo formato de entrevistas para debater um país melhor
Em parceria com a BRASA, programa reúne especialistas, jornalistas e estudantes residentes em diversos países para discutir a realidade política, social e econômica brasileira
São Paulo, 8 de abril de 2016 - A plataforma UM BRASIL, idealizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), lança nesta sexta-feira, 8 de abril, em evento em Chicago, Estados Unidos, um novo formato de entrevistas. O UM BRASIL Talks, uma parceria com a Brazilian Student Association (BRASA) - grupo interdisciplinar de estudantes brasileiros residentes em várias partes do mundo - reúne estudantes, jornalistas e especialistas para debater soluções para um país mais equilibrado e com crescimento sustentável.
O formato propõe um debate rico em ideias, com abordagem leve e democrática, onde os participantes expõem suas visões sobre os temas em uma mesa redonda.
Na estreia do programa, um grupo de três alunos da BRASA - Duval Guimarães, mestre em políticas públicas pela Harvard University; Gustavo Haddad Braga, engenheiro elétrico e cientista da computação pelo MIT; e Gabriel Ribeiro, aluno da Northeastern University - e a jornalista Maria Cristina Poli entrevistaram o professor e consultor Vicente Falconi, uma das maiores referências em planejamento estratégico no Brasil.
No centro do debate, Vicente Falconi afirmou que o Brasil carece de gerenciamento para definir metas e colocá-las em prática: "Toda a área pública do nosso país sente muita falta disso. Acredito que se você perguntar para cada funcionário público quais são suas metas, pelo menos 90% dirão que não tem meta", ponderou. Apesar disso, Falconi apontou que a área de educação, por meio de índices e metas, é a única que dá aos governantes parâmetros para melhorar a gestão e é um exemplo para os demais setores.
Para se iniciar um indicador ou parâmetro, Falconi afirmou que é preciso cada área do governo dialogar com a população para constatar a sua satisfação e, a partir das respostas, propor metas para realizar as melhorias. Além disso, diferenciou estado e governo, sendo o primeiro composto por funcionários de carreira e especialistas, já o segundo com dirigentes eleitos pelo povo para governar.
"O governo deveria ser pequenininho, composto apenas pelo presidente, ministro da Casa Civil, seu secretário e outras poucas pessoas. O grosso mesmo deveria ser o Estado. Política é direção e estado é execução. Então planejamento estratégico não é uma coisa que você faz uma vez e é fixo, ele tem que ser refeito todo ano, por isso que eu proponho que tenhamos uma organização de estado, com recursos próprios para contratar consultorias nacionais e estrangeiras e mostrar quais são os caminhos futuros para o país", afirmou.
Para assistir a entrevista acesse:
O impacto da boa gestão - entrevista completa com Vicente Falconi
https://youtu.be/gPb_Zao-yo0
Sobre a plataforma UM BRASIL
Idealizada pela FecomercioSP, a plataforma multimídia abriga entrevistas, debates e documentários com grandes nomes do meio acadêmico, intelectual e empresarial brasileiro, que discutem questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do Brasil.
A série mais recente teve como tema a inovação no setor público brasileiro e contou com doze entrevistas gravadas durante o Lemann Dialogue, uma conferência que reúne alunos bolsistas da Fundação Lemann das Universidades de Columbia, Harvard, Illinois e Stanford. Este conteúdo contou com a parceria do Columbia Global Center no Rio de Janeiro e do Lemann Center for Brazilian Studies da Universidade Columbia.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/plataforma-um-brasil-lanca-novo-formato-de-entrevistas-para-debater-um-pais-melhor