Editorial
18/02/2016FecomercioSP lança nova série da plataforma UM BRASIL sobre inovação no setor público brasileiro
Entre os temas a serem abordados na série está a falta de investimentos na melhoria da educação no Brasil
São Paulo, 18 de fevereiro de 2016 - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio da plataforma UM BRASIL, lança em seu canal oficial de vídeos no YouTube uma série de 11 entrevistas sobre a inovação no setor público brasileiro, gravada com especialistas durante o Lemann Dialogue, conferência que reuniu os alunos bolsistas da Fundação Lemann das Universidades de Columbia, Harvard, Illinois e Stanford.
Semanalmente, todas as quintas-feiras, até 28 de abril, a plataforma UM BRASIL - projeto multimídia de conteúdo analítico sobre questões econômicas, políticas e sociais brasileiras, idealizada pela FecomercioSP e produzida pela Agência TUTU - apresentará as entrevistas gravadas em novembro de 2015 em Nova York, nos Estados Unidos, pela jornalista Maria Cristina Poli.
A entrevista com Rodrigo Soares, economista e doutor pela Universidade de Chicago, é a primeira da série e já está disponível (https://youtu.be/ekM-4epYEIo) Aborda os avanços das políticas públicas adotadas pelo Brasil para inclusão social e erradicação da probreza. Para Soares, é excessiva a interferência do Estado na educação, o que atrapalha o seu desenvolvimento. "Acho que o Estado no Brasil assumiu um papel de interferência nas decisões privadas maior do que o ideal. Há muita gente fazendo um bom trabalho em educação, mas nem sempre os resultados são levados em conta nas decisões sobre políticas públicas."
Entre os assuntos abordados pelos especialistas, a corrupção na gestão pública é um dos destaques do diretor-fundador do Centro Picker de Educação Executiva da Escola de Assuntos Internacionais e Públicos da Universidade Columbia, William B. Eimicke. Para ele, o setor público brasileiro não é visto com bons olhos e quase sempre é taxado de ineficiente, moeda de troca política e celeiro de corrupção. "A melhor medida anticorrupção, para mim, é tornar esses contratos públicos. Tornar o processo mais simples, facilitar o entendimento, deixar o público saber quem está se candidatando, quais são os valores", afirma Eimicke.
A educação como estratégia básica para avanço econômico das nações em desenvolvimento e erradicação da pobreza é crucial para a diretora global de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin. "Nós temos 250 milhões de crianças que apesar de terem passado alguns anos na escola não sabem ler, escrever e fazer operações básicas de matemática. Temos uma crise grande de aprendizagem e, ao mesmo tempo, temos que cumprir uma tarefa de século 21", enfatiza Costin.
Entre os demais temas a serem abordados na série estão a falta de investimentos na melhoria da educação no Brasil; os impactos causados pela judicialização das políticas públicas; o papel dos bancos públicos em momentos de crise; a mobilidade urbana; o potencial das tecnologias de informação e comunicação no combate à desigualdade social e na transformação do processo de ensino; entre outros.
Completam as entrevistas nomes como Ciro Bidernam, diretor da São Paulo Transportes (SPTrans); Jerry Dávila, professor de História Brasileira da Fundação Lemann na Universidade de Illinois (EUA); Mary Paula Arends-Kuenning, Ph.D. em Economia pela Universidade de Michigan; Marcos Holanda, presidente Banco do Nordeste (BNB); Rohit T. Aggarwala, professor da Universidade Columbia; Alexis Wichowski, gestora de pesquisas no Instituto Harmony, professora em Columbia e Ph.D. em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Albany; Martin Carnoy, consultor de Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento Interamericano, Unesco, Agência de Energia Internacional, Banco de Desenvolvimento Asiático, Unesco, Unicef e OCDE; e Fernanda Rosa, pesquisadora do Center for Brazilian Studies da Universidade Columbia.
Os vídeos sobre a inovação do setor público brasileiro estarão disponíveis no canaloficial no YouTube da FecomercioSP: www.youtube.com/fecomerciosp
Sobre o UM BRASIL
A plataforma UM BRASIL de entrevistas e debates é uma iniciativa da FecomercioSP para fortalecer a discussão de grandes temas econômicos, políticos e sociais do País. Desde o seu lançamento, em 2014, já foram realizadas mais de 80 entrevistas, no Brasil e no exterior, que resultaram em documentários sobre a burocracia, os gastos públicos, a crise de liderança do governo, a obrigatoriedade do voto, entre outros temas.
O conteúdo é disponibilizado gratuitamente e integra uma série de livros distribuídos em escolas e universidades. Em março, será lançada a quarta edição da coleção, um especial sobre inovação no setor público brasileiro. A iniciativa reforça a posição da entidade a favor do livre-mercado e do fortalecimento do diálogo coletivo sobre o Brasil.
Para mais informações, acesse: www.umbrasil.com
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-lanca-nova-serie-da-plataforma-um-brasil-sobre-inovacao-no-setor-publico-brasileiro