Economia
02/03/2017Empresários devem conhecer clientela e mercado para administrar o estoque
Segundo especialista, cada negócio tem questões específicas a serem consideradas

Além de observar as categorias e quantidades dos produtos, a gestão do estoque engloba um mapeamento do negócio
(Arte TUTU)
O controle de estoque ajuda o empresário a tomar decisões assertivas que evitarão prejuízos. E ainda melhorarão o fluxo de caixa da companhia. Sem essa administração da mercadoria armazenada, as demais estratégias - como as de marketing e vendas - podem não surtir o efeito positivo esperado na movimentação financeira.
De maneira geral, para um estoque equilibrado, o gestor precisa observar as categorias e quantidades dos produtos. Entretanto, existem diversos outros fatores que devem ser listados de acordo com o segmento de atuação da corporação.
Para identificá-los, a coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Alessandra Andrade, orienta que é primordial fazer um mapeamento que permita conhecer o perfil do negócio, o cenário do mercado no qual está inserido, bem como o comportamento do público-alvo.
Além disso, é necessário identificar por quanto tempo o estoque consegue atender a demanda por cada mercadoria. Assim, será possível traçar o planejamento de compra e armazenamento.
Calendário promocional
É preciso ainda saber quais os dias que compõem o calendário promocional do negócio, ou seja, os períodos do ano ou datas comemorativas em que há maior potencial de vendas.
Por exemplo: se no Natal um determinado produto é mais procurado, o estoque desse item deve estar adequado para essa demanda. Da mesma forma, o que não costuma ter saída nessa data não pode ser armazenado em excesso, pois certamente ficará no estoque por muito tempo e não se reverterá em lucros.
“Por todas essas questões é importante que o empresário se mantenha atento às demandas do mercado e ao movimento da economia”, afirma Alessandra.
Prazo de validade
Para muitos pode parecer que somente os produtos alimentícios ou químicos têm prazo de validade. Mas, esse tempo para efetivar a venda cabe para diferentes tipos de mercadorias.
“A moda também tem prazo de validade. A cliente não quer comprar o vestido da coleção passada, mesmo que esteja mais barato”, cita Alessandra, tomando como exemplo o segmento de vestuário. A suposição mostra que até roupas têm prazo de validade no estoque, uma vez que peças cujos modelos são considerados “velhos” podem deixar de ser vendidas, o que resultará em prejuízo.
Para Alessandra, não há “fórmula mágica” para administrar estoques. O que há é o conhecimento do cliente e de como o mercado funciona. “O valor do empreendedor é conseguir ter essa percepção e minimizar os riscos, dentro do possível.”
Confira mais orientações de Alessandra:
Outras dicas estão disponíveis na Cartilha 10 passos para empreender melhor, que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mantém on-line para auxiliar os empresários.
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