Sustentabilidade
22/01/2025Campanha reforça importância da reciclagem do óleo de cozinha
Programa Óleo Sustentável faz um convite para incentivar a sustentabilidade e a economia circular

A Associação Brasileira das Indústrias do Óleos Vegetais (Abiove), em parceria com o Sindicato da Indústria dos óleos Vegetais (Sindoleo), está com nova campanha do programa Óleo Sustentável. A iniciativa busca sensibilizar e engajar a sociedade na reciclagem do óleo de cozinha usado, promovendo a Logística Reversa (LR) do resíduo.
Com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a iniciativa convida os estabelecimentos a se tornarem Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), ampliando a capilaridade do sistema e estimulando a cultura de sustentabilidade. Para orientar o empresário, a Entidade disponibiliza gratuitamente informações na sua plataforma de LR.
No site do projeto, os consumidores podem localizar os PEVs mais próximos e acessar informações sobre os diversos benefícios da reciclagem desse material.
Quem é você na reciclagem do óleo de cozinha? (Crédito: divulgação Abiove)
PEVs: facilitando o acesso à sustentabilidade
Os PEVs são aliados fundamentais na coleta e no reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Atualmente, existem cerca de 2,8 mil pontos em operação no Estado de São Paulo, um número que reflete o compromisso com a expansão e a promoção da sustentabilidade.
Além de facilitarem o descarte correto, os PEVs são verdadeiros multiplicadores de consciência ambiental, incentivando práticas sustentáveis na comunidade. Em 2023, o programa coletou mais de 900 mil litros de óleo usado, apontando o impacto positivo dessa rede em expansão.
Leia mais
Benefícios ambientais e sociais
A destinação correta do óleo de cozinha contribui para a preservação ambiental, prevenindo problemas como o entupimento de caixas de gordura e tubulações, além de evitar a poluição de corpos d'água e do solo. Além dos ganhos ecológicos, o reaproveitamento desse resíduo é uma fonte relevante de geração de renda e economia, dado que é utilizado na fabricação de biodiesel, sabão biodegradável e outros produtos.
Ao participar do Programa Óleo Sustentável, os consumidores e os estabelecimentos tornam-se agentes ativos na promoção da economia circular, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável.
Junte-se ao movimento
A campanha é um chamado à ação para todos: consumidores, empresas e parceiros institucionais. Tornar-se parte dessa iniciativa é simples e gera benefícios que transcendem o campo individual, alcançando o coletivo. Para mais informações e localização dos PEVs e/ou para se tornar um PEV e ajudar a causa, acesse o site do Programa Óleo Sustentável e faça parte desse movimento rumo a um futuro mais verde e consciente.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
FecomercioSP lança Agenda Verde nesta quinta; saiba mais
Documento apresenta seis pilares estratégicos para o Brasil até 2030, que já podem ser mobilizados neste ano, durante a COP, com a participação de autoridades e sociedade civil
-
Sustentabilidade
FecomercioSP fomenta contribuições ao Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
EditorialComo o Comércio e os Serviços podem posicionar o País como líder no debate climático
SustentabilidadeAgenda Verde reforça ações práticas por um Brasil mais sustentável
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
FecomercioSP entrega Agenda Verde ao Poder Público
Documento reúne as perspectivas da Federação sobre os caminhos que o País deve adotar, considerando a economia, a política e a sociedade sob a ótica das potencialidades e dos limites ambientais
-
Sustentabilidade
Da economia circular ao desmatamento zero: metas para um Brasil mais sustentável
Agenda Verde FecomercioSP contempla perspectivas do País pelo prisma das potencialidades
-
Sustentabilidade
Seis em cada dez empresas sentem os impactos climáticos
Altos custos com medidas verdes e falta de capacitação técnica impedem ações das empresas
-
Sustentabilidade
Como funciona o mercado de carbono?
Sistema tem aderência entre grandes empresas, mas pequenas e médias podem aproveitar o momento favorável