A agenda ESG leva a importância das questões ambientais, sociais e de governança para a gestão empresarial, mantendo-se no centro das discussões no mundo dos negócios.
Entenda como os princípios ambiental, social e de governança impactam seu negócio
Investidores estão buscando fundos e investimentos que tenham menos impacto negativo para o planeta e para as pessoas. Deixar um legado e gerar implicações positivas se tornou prioridade para as marcas nos últimos anos. Os princípios (Ambiental, Social e de Governança) estão cada vez mais presentes nas estratégias de business e de marketing.
Até porque os consumidores sabem que não é papel das empresas resolver todos os problemas do planeta.
Contudo, ser um agente ativo nestas mudanças é, sem dúvida, um comportamento valorizado pelo público.
Aqui é o seu centro de referência sobre o ESG
Bem-vindo. Bem-vinda.
Pensando em todos os impactos e desdobramentos dos princípios, criamos o ESG FecomercioSP, que reúne nossos esforços para promover as práticas e a sua adesão a partir de:
produção de conteúdos orientativos;
atividades do comitê ESG;
participação no Fórum BandNews FM: ESG no Varejo;
realização de encontros abordando discussões pontuais.
E se você quer se manter realmente atualizado sobre o assunto, elaboramos um Guia de orientação para engajamento ESG com as cadeias de fornecedores. Clique no botão a seguir.
Nosso Comitê ESG trabalha com foco na prática e na ampliação dos conceitos.
Reunimos especialistas e empresários, com o objetivo de propagar e incorporar a agenda ESG no desenvolvimento sustentável empresarial, produzindo conhecimento, definindo métricas e, principalmente, divulgando boas práticas para negócios de todos os portes.
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (traduzida como “Ambiental, Social e de Governança”).
O termo foi cunhado em 2004
Em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, em resposta a uma provocação do então secretário-geral da ONU à época, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras.
E, no mundo atual, indica solidez, melhor reputação e mais resiliência em meio a incertezas e vulnerabilidades.
ESG não é novidade
Como você pode ver, o conceito, que está circulando há algum tempo, envolve players relevantes no cenário econômico mundial.
Competitividade
Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, no mercado interno ou no exterior.
Segundo o Climate Change and Sustainability Services, da Ernest Young, atualmente, as informações ESG são essenciais para a tomada de decisões dos investidores.
O ESG pode abrir ou fechar portas.
Exatamente!
Mesmo que você...
... Ainda não tenha uma noção exata do que as práticas envolvem. ... Enfrente problemas e questões mais urgentes no seu dia a dia. ... Acredite que os princípios ainda não afetam diretamente os seus negócios. ... Ou sinta falta de um direcionamento sobre o que deve ser feito.
As três letras – sinônimo de desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo – vieram para ficar e, mesmo que pareçam distantes, têm se tornado cada vez mais consolidadas.
Os consumidores querem mais informações sobre o que estão adquirindo...
Investidores estão buscando fundos e investimentos que tenham menos impacto negativo para o planeta e para as pessoas. Deixar um legado e gerar implicações positivas se tornou prioridade para as marcas nos últimos anos. Os princípios (Ambiental, Social e de Governança) estão cada vez mais presentes nas estratégias de business e de marketing.
E o que isso quer dizer?
Posicionar sua marca e gerar valor com base em temáticas ESG estimulam a intenção de compra e a conexão emocional com o consumidor.
Walk the Talk!
O consumidor brasileiro está de olho nas empresas.
Na prática,
1 a cada 5 brasileiros
já ouviu falar da sigla ESG.
No entanto...
4 em cada 5 declaram
que a atuação de empresas e marcas é importante em ações relacionadas ao meio ambiente, ao panorama social e à governança.
Ele acredita que as marcas devem...
... Agir com transparência a respeito do impacto de suas ações nos canais de comunicação... ... Apoiar ONGs e movimentos que atuem em temas relevantes. ... ... Desenvolver campanhas de mídia que gerem conscientização e renda para projetos e fundos de assistência social.
MAS, MUITO CUIDADO!
O que vale é transparência: as pessoas querem garantias de que as marcas ajam de acordo com o que falam.
Entenda como aplicar conceitos importantes do “S” na sua empresa
O que empresários e especialistas pensam e falam sobre o assunto?
Conversamos e trocamos ideias com profissionais de referência quando o assunto é ESG e compartilhamos aqui alguns dos seus pensamentos e insights.
Luiz Maia
“... é fácil medir o retorno financeiro, o lucro que as empresas dão. O que a gente faz para medir o retorno social e o retorno ambiental? Como esta agenda de aferição está caminhando?”
Vice-presidente do Conselho de Ética da Anbima e mentor da Endeavor Brasil
Valéria Café
“Atualmente, não adianta mais prover serviços e produtos, apenas. É preciso oferecer serviços e produtos sustentáveis. Para isso, a empresa precisa ser sustentável, diversa, estruturada, transparente. Ela deve prestar contas, ter responsabilidade coorporativa, ser ética acima de tudo – e que isso faça parte da cultura do negócio.”
Diretora de Vocalização e Influência do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Carlos Almiro
“Vivemos, nos últimos dois anos, uma onda ESG aos sobressaltos. Parece que vai, parece que não vai... Esperamos que o movimento atual seja perene.”
Head de Sustentabilidade e Gestão de Riscos da BRK Ambiental
Sofia Trombetta
“Trata-se de um processo de governança que identifique os valores que reflitam, de fato, um jeito de ser; mas também de um trabalho com transparência e com uma comunicação muito clara em relação ao que é (ou não) tolerado [em termos de comportamento].”
Diretora de Pessoas, Saúde e Bem-estar da ArcelorMittal
Gabriele Garcia
“Quando trazemos a discussão de direitos humanos para absolutamente todos os setores da sociedade, começamos a pactuar quais são os nossos pontos de partida, que independem das nossas inclinações partidárias, ideológicas e religiosas. São pontos de partida absolutamente comuns a todos nós. Assim, conseguimos propor avanços, melhorias e ajustes considerando a nossa perspectiva de mundo e a nossa afinidade com tal partido ou ideologia.”
Cofundadora e presidente do Instituto Think Twice Brasil
João Torres
“Claro que eu tenho que ter diversidade. Claro que eu tenho que trazer mais pessoas diversas para dentro da minha organização. Entretanto, é muito importante que eu garanta que essas pessoas estejam se sentindo incluídas dentro da minha cultura.”
Sócio e CCO da Mais Diversidade
Produzimos podcasts e entrevistas específicas sobre o tema.
O ESG está acontecendo agora! Para gerar e propagar conteúdo que acompanhe, de maneira dinâmica, e informe sobre o que realmente importa, disponibilizamos entrevistas e debates no Mercado & Perspectivas, podcast exclusivo da FecomercioSP, e no Canal UM BRASIL, plataforma de entrevistas em vídeo idealizada pela Federação.
Ouça e assista a alguns destes conteúdos:
M&P recebe Cyntia Kasai, gerente executiva de ESG da C&A Brasil
M&P recebe Zezé De Martini, diretora de Sustentabilidade e Reputação da Alpargatas
Agenda ESG se tornará cada vez mais indispensável ao mundo | Luiz Maia
Empresa sai do jogo se não der importância ao social do ESG | Rachel Maia
ESG cresce por questão financeira, e isso não é ruim | André Carvalhal
Não existe desconexão entre agenda ESG e rentabilidade das empresas | Carolina da Costa
ESG nos provoca a pensar no coletivo em detrimento do individual | Mônica Marcondes
Inovação é fazer diferente, não necessariamente usar tecnologia | Sofia Trombetta
Realizamos uma pesquisa com empresários – e os dados foram surpreendentes.
O consumidor brasileiro está de olho nas empresas.
APROXIMADAMENTE 95% DAS EMPRESAS CONSULTADAS: acreditam que suas atividades não exercem efeitos negativos nas mudanças do clima, no uso do solo, na escassez de recursos naturais e de água e na poluição da água e do ar;
32%
acompanham o consumo de energia;
39%
afirmam que não causam nenhum impacto social na qualidade de vida dos funcionários;
18%
têm acordo de sócios com estrutura societária;
91%
indicaram que a iluminação do estabelecimento é composta por lâmpadas de LED;
60%
dizem que o impacto gerado é positivo;
71%
mantêm trabalhadores formalizados (CLT ou contrato de trabalho);
26%
monitoram o consumo de água;
43%
declaram que o impacto de suas ações sociais na vizinhança é positivo;
51%
promovem a equidade de tratamento entre todas as pessoas;
10%
têm metas de reduzir o mesmo consumo;
27%
apontam os aspectos ambiental e governança como os mais importantes.
46%
consideram o fator “social” como o mais relevante do ESG,
Atenção: a constatação mais significativa desta pesquisa afeta você de forma direta!
A partir dos dados coletados, definimos 37 práticas que podem ser adotadas agora, na sua empresa.
Isso mesmo, após a pesquisa, nossos especialistas abraçaram um novo desafio: simplificar e esclarecer, de maneira prática, o que o(a) pequeno(a) empresário(a) deve fazer.
Sim, algumas ações de ESG podem ser bem menos complicadas do que imagina.
Tanto que reunimos todas estes dados em um checklist inédito e exclusivo, o ESG nas pequenas empresas, com 37 práticas de baixo custo que podem ser adotadas agora na seu negócio, sem complicações.
Não estamos falando de produtos e serviços. É compromisso e legado.
O consumidor e o investidor valorizam empresas que adotem a agenda ESG.
Muitas das práticas são viáveis e mais simples do que muita gente pensa. Aqui, agora mesmo, você tem um conteúdo prático para entender melhor e iniciar os seus trabalhos.
Além de conteúdos e serviços que podem orientar o seu caminho.
Ao se cadastrar, você desbloqueia um mundo de informações valiosas e soluções feitas sob medida para suas necessidades. Não deixe passar essa oportunidade, cadastre-se agora!
Não perca tempo, cadastre-se agora mesmo para conferir este conteúdo e aproveitar diversos benefícios.
Você tem acesso a alguns conteúdos da nossa plataforma de forma gratuita, mas pode aproveitar se tornando um membro associado.
Membro Associado
Conte com a expertise da FecomercioSP, além de acesso ilimitado a conteúdos de orientação, descontos exclusivos em produtos e serviços, consultoria personalizada e muito mais.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Fecomercio Internacional
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Fecomercio Arbitral
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Certificado de Origem
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Balanço Livre
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Atestado de Exclusividade
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Repis
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
e-Social
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Fecomercio Internacional
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Fecomercio Arbitral
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Certificado de Origem
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Balanço Livre
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Atestado de Exclusividade
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Repis
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
e-Social
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.