Para quem atua nos setores de comércio e de prestação de serviços, a entrada no e-commerce pode ser saída inteligente para sobreviver à queda nas vendas
A impossibilidade de manter os negócios funcionando fisicamente, durante a pandemia do coronavírus (covid-19), ligou o sinal de alerta nas empresas em relação a novos canais de atendimento. Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), que atuam nos setores de comércio e de prestação de serviços, a entrada no comércio eletrônico (e-commerce) pode ser uma saída inteligente para sobreviver à redução do volume de vendas e conquistar novos clientes.
Mas se aventurar em um território ainda não explorado requer uma série de cuidados para não transformar a so-lução em mais problemas. Pensando nisso, o Expresso MEI elencou os principais pontos de atenção para o ingresso no ambiente digital.
CONHEÇA O TERRITÓRIO
Segundo estimativa do Sebrae, o investimento inicial para entregar no e-commerce é de R$ 1 mil, em média. Esse montante envolve a utilização de uma plataforma de vendas, planejamento de estoque, marketing (uso massivo das redes sociais), oferta de meios digitais de pagamento e transporte dos produtos.
O primeiro passo é conhecer o ambiente digital e entender que ele é totalmente diferente da dinâmica nas vendas físicas. Existem custos que são típicos desse meio, como hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento, prazo para que o dinheiro entre na sua conta, custo da transportadora e envolvimento do empresário no pré e no pós-venda.
R$ 1 mil é o investimento inicial para entregar no e-commerce
ESCOLHA A PLATAFORMA
Existem empresas que oferecem possibilidade de se montar um site utilizando formatos pré-moldados, que são opções mais baratas para quem quer iniciar suas vendas online. As plataformas Shopify, Wix, Magento e Woocommerce são alguns exemplos de ferramentas intuitivas, em que os próprios empresários podem montar o site, sem precisar da ajuda de um técnico em informática. Mas, lembre-se: os sites de vendas são mais do que vitrines virtuais para oferecer seus produtos, eles devem ser pensados para proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes. Por isso, busque referências de outros comerciantes que já experimentaram essas ferramentas e confira se há reclamações em relação ao funcionamento delas.
CAPRICHE NAS IMAGENS
Nessas plataformas, é possível escolher o layout (identidade visual) que melhor representa sua marca e fazer parcerias com meios de pagamentos online com os principais bancos e as instituições financeiras – além de abrir um canal direto de comunicação com eles, por meio das redes sociais e do e-mail.
No ambiente digital, as fotos dos seus produtos ficam continuamente expostas. Então, é fundamental que disponibilize diversas imagens que mostrem todas as características do produto, para que não haja dúvidas. No caso de roupa, por exemplo, é indispensável que haja a descrição precisa de tamanho, cor e modelo. Existem muitos sites de moda que indicam medidas que permitam ao cliente fazer uma escolha mais próxima da realidade, sem precisar experimentar o produto, como acontece em uma loja física.
É fundamental que disponibilize diversas imagens que mostrem todas as características do produto
FEITO PARA O CLIENTE
Um grande diferencial do pequeno negócio é a possibilidade de conhecer intimamente o cliente, sabendo seu nome, suas preferências, hábitos de compras e principais necessidades. No ambiente digital, isso é importante também, pois permite ao empresário montar sua plataforma pensando exatamente na experiência de compra, aumentando, assim, a chance de sucesso. Na internet existe a possibilidade de conversar diretamente com o consumidor e observar os comentários (feedback) dos clientes dos sites concorrentes para se ter uma diretriz de como essas pessoas estão consumindo. Isso pode ser um trunfo para identificar oportunidades a fim de oferecer produtos e serviços que o mercado mais carece.
CUIDE DO ESTOQUE
Não há nada mais frustrante para o cliente do que comprar e ser informado depois que aquele produto não está disponível. Em um momento de crise, é importante que mantenha seu estoque abastecido com os produtos mais vendidos. A variedade é importante, mas, para começar no e-commerce, foque os esforços naquilo que sabe fazer melhor. Assim, você atenderá os clientes que já conhecem a marca e ganhará a confiança de novos consumidores que terão contato pela primeira vez.
A variedade é importante, mas, para começar no e-commerce, foque os esforços naquilo que sabe fazer melhor
TRANSPORTE E PAGAMENTO
Mais frustrante do que não encontrar um produto é comprar e não recebê-lo no tempo combinado. A eficiência é fundamental no e-commerce, e cumprir os prazos de entrega, vital para o desempenho da empresa. Se você comercializa produtos que levem certo tempo para serem produzidos, como artesanato, roupas ou itens importados, informe que esse tempo será acrescido na contagem para a entrega. Por exemplo, se você leva dois dias úteis para fabricar ou adquirir o produto e os Correios – ou a transportadora parceira – leva cinco dias úteis para realizar a entrega, o cliente receberá a encomenda em até sete dias úteis.
A eficiência é fundamental no e-commerce, e cumprir os prazos de entrega, vital para o desempenho da empresa
Pagamento também é assunto sério no e-commerce. Existem muitos serviços de pagamento online disponíveis, como PayPal, PagSeguro, MercadoPago, MoIP, entre outros, com diferentes taxas e prazos para o dinheiro cair na conta da empresa. Escolha a mais vantajosa para o seu negócio e para os seus clientes.
COMUNICAÇÃO É TUDO
Se você ainda não tem perfil profissional nas principais redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo), a hora de ingressar nesse mundo é agora! Nelas, você pode expor seus produtos, divulgar sua marca, fazer publicidade dirigida a um público-alvo específico e interagir com os consumidores para colher sugestões de novos artigos e feedback sobre a satisfação do cliente em relação aos serviços e produtos. Se o trabalho da empresa for bem-feito, os próprios clientes poderão fazer uma divulgação positiva da marca, compartilhando os produtos adquiridos com seus contatos e atraindo ainda mais clientes para sua loja.
Se você ainda não tem perfil profissional nas principais redes sociais, a hora de ingressar nesse mundo é agora!
Para o bom desempenho de sua página comercial nas mídias sociais, é importante fazer postagens regularmente. Faça um planejamento semanal do que a sua empresa pretende postar e não se restringe a ofertas e produtos. É preciso oferecer conteúdo relevante aos seus seguidores. Por exemplo, se sua empresa for uma farmácia, loja de produtos naturais ou academia, ofereça também aos seguidores dicas de saúde ou estética.
É importante fazer postagens regularmente
O WhatsApp e o Telegram também são ferramentas poderosas e práticas para trocar informações com o cliente, tirar pedidos e mantê-lo informado sobre as novidades do negócio. Entretanto, não caia na armadilha da informalidade que esses ambientes podem sugerir. A empresa deve manter o profissionalismo, seja para tirar dúvidas, seja para ouvir críticas. Assim como em uma abordagem física, cordialidade, paciência, honestidade e cumprimen-to dos prazos são fundamentais para a prestação de um serviço de excelência.
A empresa deve manter o profissionalismo, seja para tirar dúvidas, seja para ouvir críticas
ARREPENDIMENTO E DEVOLUÇÕES
As regras para trocas de produtos e devoluções no comércio eletrônico são diferentes em comparação ao comércio físico. No e-commerce, existe o direito de arrependimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), nas vendas efetuadas distância (por telefone, catálogo ou internet), o consumidor tem direito de desistir da compra em até sete dias corridos após a data do recebimento do produto, e os valores pagos devem ser ressarcidos integralmente pela empresa. Isso ocorre pelo fato de o cliente não ter tido a possibilidade de ver e testar o produto, como ocorre na loja física.
HORA DE AGIR!
Seguindo esses passos, você conseguirá ingressar no mundo virtual e respirar um pouco mais aliviado durante a crise. Além disso, essa nova opção pode fazer parte da sua realidade de forma permanente após a pandemia e transformar seu negócio em híbrido (físico e virtual). Afinal, muitas ideias inovadoras surgiram nas piores crises. Permita-se!
Ao se cadastrar, você desbloqueia um mundo de informações valiosas e soluções feitas sob medida para suas necessidades. Não deixe passar essa oportunidade, cadastre-se agora!
Não perca tempo, cadastre-se agora mesmo para conferir este conteúdo e aproveitar diversos benefícios.
Você tem acesso a alguns conteúdos da nossa plataforma de forma gratuita, mas pode aproveitar se tornando um membro associado.
Conte com a expertise da FecomercioSP, além de acesso ilimitado a conteúdos de orientação, descontos exclusivos em produtos e serviços, consultoria personalizada e muito mais.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.
Acesso limitado aos conteúdos do Fecomercio Lab.
Tire dúvidas sobre os assuntos que mais impactam os negócios por meio de e-books, videoaulas, podcasts, boletins e outros materiais produzidos por uma equipe de especialistas.
Expanda os negócios e conquiste o sucesso no exterior. A nossa equipe mostra o caminho para a internacionalizar a sua empresa e aumentar o faturamento em novos territórios.
Resolva processos e conflitos com muito mais agilidade e evite perdas de tempo e recursos causadas pela lentidão do sistema judiciário. Nossos especialistas ajudam a solucionar a sua causa com sigilo, segurança, eficácia, imparcialidade e validade jurídica.
Tenha em mãos o documento que comprova a origem da sua mercadoria e permite a isenção (ou redução) de impostos na exportação do produto.
Grandes empresas podem economizar até 80% do valor gasto com a publicação do seu balanço anual e, ainda, têm suas informações estratégicas mantidas sob sigilo.
Comprove a exclusividade de representação de produtos e serviços para dispensar a necessidade de participação em processos de licitação.
Obtenha um piso diferenciado de salários para reduzir os custos na folha de pagamento da sua empresa.
Receba orientações de uma consultoria especializada em eSocial nos cursos completos sobre o tema.
Antes de mais nada, queremos saber como podemos chamá-lo(a) e qual o seu e-mail para contato.
Agora, só precisamos do seu CNPJ, que escolha a sua senha e já podemos começar!
Você já pode aproveitar todas as vantagens do Fecomercio LAB.
Identificamos que já existe uma associação para este CNPJ. O e-mail cadastrado para este CNPJ é a*******@tes***.com.
Ocorreu um erro ao tentar realizar o seu cadastro..