Conselho de Relações Internacionais

Mobilizar-se pela padronização,​ em​ conjunto com empresas atuantes no comércio exterior,​ ​ pela redução da burocracia nos processos brasileiros de importação e exportação.​

Foto do presidente do Conselho de Relações Internacionais: Rubens Medrano Quero ser membro Já sou um membro

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A participação do Brasil na corrente de comércio mundial ainda é tímida e flutuou em torno de 1,5% nos últimos 50 anos, revelando algumas distorções. O País é a oitava maior economia do mundo, mas apenas o 27º no ranking de maiores exportadores e 28º no de maiores importadores, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Somos uma economia aberta ao ingresso de capital estrangeiro e fechada em relação ao comércio.

O Conselho de Relações Internacionais entende que a internacionalização é um caminho obrigatório para o crescimento das empresas e para o desenvolvimento econômico nacional. Por isso, busca a padronização e desburocratização dos processos de exportação e importação, com o objetivo de facilitar e estimular a entrada de empresas no comércio internacional.

Presidente
Rubens Torres Medrano: vice-presidente da FecomercioSP e do Cecomercio. Atua como conselheiro titular nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), diretor titular da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e coordenador da Câmara Brasileira de Comércio Exterior (CBCex), também da CNC. É presidente do Conselho Arbitral da FecomercioSP, do Sincoquim e da Associquim. É ex-presidente do International Chemical Trade Association (ICTA).

 


Atuação/Pleitos 

  • Abertura comercial.
  • Debater e buscar soluções em temas de interesse dos empresários que influenciem as atividades de comércio exterior, como trâmites de exportação e importação, facilitação de comércio, questões aduaneiras e portuárias, entre outras.
  • Estabelecer o diálogo entre iniciativa privada, Poder Público e órgãos anuentes envolvidos nas operações de comércio exterior.
  • Contribuir para a elaboração de políticas públicas que busquem melhorar o ambiente de negócios a exportadores e importadores e estimular a internacionalização de empresas.
  • Acompanhamento da agenda legislativa e manifestação de apoio ou repúdio, de acordo com os interesses das empresas que atuam no comércio exterior.

 

 

 



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