Calculadora INSS

Calcular a alíquota do INSS é mais simples do que imagina! Basta usar a nossa calculadora.

 

Com a Nova Previdência, o cálculo da alíquota efetiva devida ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais complexo, pois agora a tabela é progressiva e incide sobre cada faixa de remuneração do empregado, semelhante ao do imposto de renda.

Pensando em trazer praticidade para os empresários e contadores, a FecomercioSP desenvolveu uma calculadora inédita para confirmar se o sistema tem calculado a porcentagem de forma correta. Na prática, será preciso apenas informar o salário do empregado para obter o valor devido em reais (R$) e a alíquota efetiva em porcentual (%).

A nova sistemática torna a contribuição previdenciária mais justa por não proporcionar mais um grande salto de alíquota quando há mudança nas faixas salariais. Inclusive, em alguns casos, a nova forma resultará em uma redução do valor devido, enquanto em outros, haverá um aumento. 

Vale lembrar que o cálculo é feito com relação à folha de pagamento de março de 2020 – mês em que passou a vigorar –, e deve ser calculado novamente toda vez que houver uma alteração no salário do funcionário, especialmente nos reajustes decorrentes de negociação coletiva. Já nos casos de empregados que ganham por hora ou comissão, deve ser realizado mensalmente.

Faça já o cálculo de forma simples e prática!

DIGITE O VALOR DO SALÁRIO